25.10.17

Cartão de visita


 

            Modelo de cartão de visita

            Cartão de visita é, num sentido genérico, um pequeno cartão contendo os dados de contato de pessoas ou empresas.

            As informações inseridas num cartão de visita geralmente são logotipo, nome, cargo ou função, endereço, número de telefone e e-mail, mas nada impede que informações sejam acrescentadas ou omitidas. Os cartões de visita mais recentes também levam endereços de redes sociais, como facebook, twitter, linkedin e instagram.

            Pode ser produzido em diversos materiais, ter diversos tipos de acabamentos e possuir diversas dimensões mas o mais comum é feito em Papel couché no formato 85mm x 55mm.

            O profissional responsável pela arte de criação de cartões de visita chama-se Designer Gráfico.

            Material
·         Papel couché com brilho
·         Papel couché matte
·         Papel Reciclado
·         PVC

            Acabamentos
·         Plastificação Mate
·         Plastificação Brilho
·         Verniz UV Total / Localizado
·         Alto / Baixo Relevo
·         Cortantes Especiais
·         Foils (Metálicos / Mate / Brilho)
·         Pantone

            O cartão de visita é um dos itens mais importantes em um contato profissional. Para os orientais, o valor do cartão de visitas é tão expressivo que o recebimento dele é feito com as duas mãos. É por meio dele que a pessoa do profissional e a empresa que ele representa iniciam uma interação que lhes oferece a possibilidade de serem conhecidos pelo outro.

            Ensina o velho e sábio ditado que: “a primeira impressão é a que fica”. Portanto, ao se fazer uso do cartão, é necessário que algumas regras básicas devam ser observadas.

            Antes de mais nada, não se deve esquecer que o cartão de visita é um material promocional que identifica uma pessoa e uma empresa. Ele reflete a identidade e a imagem corporativa da empresa, razão pela qual é considerado como uma ferramenta de grande valia para o profissional. Não fosse por muitas razões, bastaria pensar em seu pragmatismo: ele torna viável a ocorrência de contatos posteriores.

            Em atenção a essas características, alguns cuidados devem ser tomados, que vão desde a confecção até a entrega em mãos.

            O ideal é que o cartão seja confeccionado em uma gráfica. Devem ser evitadas impressões caseiras, pois o tipo de papel usado e a impressão de qualidade são essenciais para refletir uma boa imagem impressa.

            Para que se alcance o sucesso em um primeiro contato e se possa ser lembrado de forma positiva, é essencial saber entregar e receber um cartão de visita. Esse pequeno pedaço de papel tem a força de um “ritual de saudação” no mundo dos negócios, quando ele informa ao interlocutor: quem é o profissional que ali se apresenta, o que esse profissional faz e como pode ser encontrado posteriormente.

            O visual do cartão deve ser o mais limpo possível, contendo informações objetivas, na exata medida do que precisa ser comunicado. Deve ser confeccionado, preferencialmente, em cor clara e com pouca imagem, para que não ocorra uma confusão visual e o seu conteúdo se torne de difícil compreensão.

            Indica-se que o único elemento do cartão que pode ser mais visível do que o nome do profissional é o logotipo da empresa. Há, ainda, a possibilidade de ser acrescido um slogan ou frase curta que evidencie algum diferencial.

            Todas as informações deverão estar sempre atualizadas. Ocorrendo mudanças de telefones, e-mails ou cargo, é preciso providenciar a confecção de novo cartão, pois não é nada elegante entregar um cartão rasurado ou com dados inadequados.

            Importante lembrar que, frequentemente, os grandes negócios são fechados pessoalmente e, neste momento, é fundamental estar com seu cartão de visita atualizado.

            O cartão deverá ser entregue, sem ansiedade, virado de frente para quem o recebe, o que facilita sua leitura. Dobrar a ponta caiu em desuso. Em geral, esta entrega é feita no início da conversação, quando as pessoas ainda não se conhecem. É prática comum, em reuniões, deixar o cartão à vista para facilitar a memorização do nome do profissional com quem se está mantendo uma troca de informações. Caso o encontro seja informal, o melhor a fazer é trocar os cartões na saída.

            É mais cortês entregar o cartão do que pedir o cartão do outro. Quando se recebe um cartão, é indicado que seja lido com atenção, buscando memorizar o nome do profissional ali escrito antes de guardá-lo, para demonstrar o interesse e poder chamá-lo pelo nome. Para evitar que possam se amassar ou sujar é conveniente que os cartões sejam carregados em porta cartões e que fiquem em locais de fácil acesso.

            Ao se apresentar sem um cartão de visita, o profissional corre o risco de comprometer a sua credibilidade, oferecendo uma imagem que poderia ser interpretada como desleixo e falta de organização.

            Por essa razão, considera-se fundamental o hábito de usar esta ferramenta: o cartão de visita, tão pequeno em sua aparência e tão importante em seu significado.

            Ricardo Dorés: Com formação acadêmica em Direito e especialização em Marketing, ocupou no mercado as posições de Diretor de Unidades de Negócios, Gerente de Unidade de Negócio, Gerente Nacional de Vendas, Gerente de Desenvolvimento de Mercado. É, há 10 anos, consultor empresarial e palestrante.

            6 informações importantes que devem estar no seu cartão de visita
Por Liute Cristian - 14 de julho de 2014

            O cartão de visita é uma ferramenta de relacionamento básica na comunidade empresarial. Um cartão de visita que tem todas as informações-chave irá ajudá-lo a se destacar da multidão. Ele vai criar uma imagem positiva de sua marca e do seu negócio desde o primeiro contato. Mas a criação de um cartão com todas as informações necessárias sem criar confusão e ter uma aparência profissional pode ser muito difícil. Neste post você vai encontrar as 6 coisas mais importantes que seu cartão de visitas não pode deixar de ter.

            1. Nome e Cargo
            Este é o tipo de dica que você pensa: “Haaaaa, mas disso aí todo mundo sabe”. Gostaria que você não estivesse enganado, mas realmente existem cartões de visita que suprimem esta informação vital. Um cartão de visita sem nome ou sem o cargo tem um destino certo, a lata de lixo. Além de trazer o seu nome como forma de apresentação pessoal, o cartão deve ter algumas informações sobre o que você faz. Esta informação deve ser incluída na linha de título. Esta linha pode incluir informações sobre o seu cargo na empresa, suas habilidades ou uma breve descrição dos serviços oferecidos pela empresa. Um cartão de visita sem uma boa linha de título pode se tornar outro pedaço de papel descartável.

Mas note o seguinte: Linha de título com informações sobre o seu negócio é completamente diferente de duas, três ou quatro linhas repletas de produtos e serviços. Você não pode transformar o seu cartão de visitas em um catálogo de produtos. Apenas a informação essencial deve estar alí.

            2. Informações de contato e mídia social
            O cartão deve ter informações de contato para que as pessoas possam entrar em contato com você facilmente. Inclua todas as informações de contato, como números de telefone, celulares do escritório, email, site da empresa e as urls das págians sociais. Você pode usar perfis do LinkedIn ou Twitter e incluí-los no seu cartão de visitas. Estas informações podem variar de situação para situação, não inclua dados pessoais irrelevantes, como números de fax (alguém ainda se atreve a usar isso hoje em dia?).

            3. Código QR
            Como todo mundo hoje em dia possui um smartphone, utilizar um código QR pode ser uma estratégia inteligente. Você pode utilizar os códigos QR modernos que armazenam vCards que podem ser facilmente importados pelos principais aplicativos de contatos dos aparelhos atuais. Pode também usar o QR apenas para direcionar o seu contato para o site da empresa, que é claro, deve ser otimizado para mobile. Você pode incluir basicamente qualquer informação em um código QR, desde uma frase, um link para uma rede social, número de telefone ou o endereço do prédio da empresa.

            Como dica adicional, conheça alguns links de serviços geradores de QR Codes.
·         Kaywa QR Code
·         QR Code Generator
·         The QR Code

            4. Endereço
            O endereço físico do seu escritório ou de uma caixa postal pode ser muito útil em um cartão de visita. Estes são necessários caso você precise receber correspondências ou gostaria que o seu cliente pudesse fazer uma visita ao seu escritório. No entanto, o endereço físico é desnecessário se o seu negócio funciona basicamente na internet. Use apenas se necessário.

            5. Logótipos e imagens gráficas
            Imprimir o logotipo do seu negócio no cartão de visita ajuda a estabelecer e fixar a sua identidade. Alguns cuidados especiais devem ser tomados ao usar logotipos de forma constante em qualquer tipo de cartão ou impresso para evitar confusão. Empresas de pequeno porte ou profissionais autônomos que não possuem um logotipo podem usar imagens genéricas ou ilustrações personalizadas que mostrem o que a empresa faz. Nada de WordArts ou de tentar inventar um logotipo sem nenhum fundamento prático. Adereços gráficos simples ou caixas são úteis para separar blocos de informações.

            6. Espaço em branco (vazio)
            Você pode adicionar o máximo de informações sobre você ou seu negócio no seu cartão de visita. Porém muita informação pode torná-lo confuso e bagunçado, além de deixá-lo com uma cara amadora. O espaço em branco (ou espaço vazio) é um dos conceitos básicos do design e é recurso que pode ser aplicado sem medo em seu cartão de visita. Alguns espaços em branco irão deixá-lo mais organizado e fazer com que as informações fiquem mais fáceis de ler. Você também pode usar este espaço em branco para fazer algumas anotações importantes para algum contato em potencial, como um celular pessoal para aqueles clientes especiais.

            O cartão de visita é a sua carta na manga para conquistar os seus clientes. Com as dicas acima você já pode construí-los de maneira mais eficiente e conquistar a atenção de seus futuros parceiros de negócios.


Nenhum comentário: