17.2.14

Os perigos dos downloads!


                Fazer download é o mesmo que obter, receber arquivos pela Internet (baixar arquivos). Estes arquivos normalmente estão gravados ou guardados num Servidor de Arquivos, mas podem estar num computador pessoal (P2P – ponto-a-ponto). Os arquivos podem ser dos mais variados conteúdos, que vão desde textos até imagens, sons, vídeos, músicas, jogos e demais Programas.

                Os benefícios do download são grandes. Você pode ter acesso a conteúdos diversos, os quais podem ainda não estarem disponíveis para venda no mercado.

                No entanto, um dos problemas mais sérios é que você ao baixar conteúdos da Internet, você pode estar baixando o que realmente pretende e algo mais, como por exemplo, os vírus. Eles estão em todas as partes e podem vir para o seu equipamento.

                Os vírus podem causar sérios danos ao seu equipamentos, mas pode também acabar com todos os seus arquivos pessoais. A maioria dos vírus atuais, são criados (programados) para roubarem senhas, números de cartões de crédito, números de contas de bancos e logicamente roubar dinheiro da sua conta ou comprar em seu nome.

                Alguns poucos vírus existentes tem capacidade para estragar seu computador, mas alguns deles podem detonar o HD (disco rígido) do seu computador e assim perderá todo o seu conteúdo.

                O simples fato de você estar navegando na Internet já está fazendo download do site onde esta linkado, isto é, a página que você visualiza no seu navegador foi baixado para o seu computador.

                Uma maneira mais segura é você pesquisar pelo Google, por exemplo, o conteúdo pretendido. Você pode fazer uma pesquisa simples, pedindo da seguinte maneira: “download filme inteligência artificial”. Teremos uma extensa lista de mais de 40 Blogs, os quais exibem um link para fazer o download do filme. Os links oferecidos são de Servidores de Download, como por exemplo, o 4share, os quais são considerados “seguros”.

                Outra maneira é instalar programas específicos para P2P, como por exemplo o Emule, os quais buscam entre os usuários cadastrados, qual tem o arquivo pretendido. Significa que ele vai numa máquina de outra pessoa buscar o arquivo para você. É neste caso que o seu computador e arquivos correm o maior risco de vírus.

                Quais são os riscos de baixar arquivos?
                Sempre que um arquivo é baixado, há um pequeno risco de que ele contenha um vírus ou um programa que possa danificar o computador ou suas informações. Veja a seguir algumas precauções que podem ser tomadas para proteger o computador quando você baixar arquivos:

                Instalar e usar um programa antivírus. Os programas antivírus examinam os arquivos antes de abri-los e notifica você caso encontrem um arquivo potencialmente não seguro. Manter o programa antivírus sempre atualizado.

                Baixar arquivos somente de sites confiáveis e mesmo assim atentar para o tamanho do arquivo, pois uma música ou filme nunca vai ter tamanho em kb, por exemplo um arquivo com 20 kb, com certeza será um executável com algum script escrito que fará uma ação em seu equipamento, talvez faze-lo acessar algum site ou executar alguma rotina em seu próprio equipamento.

                Se o arquivo contém assinatura digital, verifique se a assinatura é válida e se o arquivo vem de um local confiável. Caso contrário, não abra o arquivo. Para ver a assinatura digital, clique no link do fornecedor na caixa de diálogo de segurança que é exibida pelo Internet Explorer quando você baixa o arquivo pela primeira vez. As informações da assinatura digital indicam se o arquivo é válido ou não.

                Seja cauteloso com alguns tipos de arquivos. Alguns tipos de arquivos são menos seguros, porque podem carregar vírus. Os principais tipos de arquivos a serem evitados são os arquivos de programas com extensões:
·         nome do anexo.EXE
·         nome do anexo.SCR
·         nome do anexo.DLL
·         nome do anexo.PIF
·         nome do anexo.CPL
·         nome do anexo.BAT
·         nome do anexo.CMD
·         nome do anexo.MSI

                Muitas vezes, um arquivo potencialmente perigoso é disfarçado como um tipo de arquivo menos arriscado usando duas extensões de nome de arquivo, como nomedoarquivo.txt.exe. Esse exemplo pode parecer um arquivo de texto, mas na verdade é um arquivo executável.

                Não existe uma opção 100% segura, pois existem pessoas que vivem de tentar explorar falhas de sistemas operacionais, programas e da ingenuidade, curiosidade ou até da ganância das pessoas.

                Simplesmente crie o hábito de sempre passar seu antivírus e sempre atualizado em qualquer arquivo baixado pela internet ou emprestado por qualquer pessoa.

                Mantenha seu Sistema Operacional (Windows, Linux, Mac) sempre atualizado, idem para seu navegador de internet.

                Atente para que, toda página de internet ou e-mail são feitos basicamente para olhar ou ouvir:
·         Se for um texto = é para olhar e ler = .doc .docx .txt
·         Se forem slides = é para olhar e assistir = .pps .ppsx .ppt .pptx
·         Se for um documento = é para olhar e ler = .pdf
·         Se for uma foto = é para olhar = .jpeg .jpg .png
·         Se for um vídeo = é para olhar e assistir = .wma .avi .wmv
·         Se for um site = é para olhar = .com .com.br
·         Se for um propaganda = é para olhar = .jpeg .gif (figura animada)
·         Se for uma música = é para olhar ou ouvir = .MP3 .wav .mid
·         Se for um COMUNICADO de um banco = é para olhar, pode ser dos Correios, do Governo, do seu Provedor de Internet, etc..., mas o nome já diz: é um COMUNICADO APENAS, não pode te mandar fazer nada por e-mail, mas se tiver algum problema pode pedir no máximo para você comparecer na sua agência...

Fontes:


Para saber mais:

Um comentário:

info_linux disse...

Extensão .vbs .xls .com pode ser perigoso tambem