28.2.12

Protegendo Arquivos - 2ª Parte

Uma rotina de backup é o que garantirá o retorno de seus dados caso haja algum imprevisto, tais como vírus, perda de HD, perda de sistema, enfim, tudo que danifique seus arquivos para sempre. O backup pode ser feito em diversos tipos de mídia, seja no próprio hd em uma partição diferente de onde se encontra os sistem, cds, dvds e pen drives. Mas lembre-se sempre, se possível faça mais de uma copia em lugares ou mídias diferentes. Para acessar o programa de backup do windows acesse

programas > acessórios > Ferramentas de Sistema > Backup

Se for realizar o backup escolha a primeira opção, caso contrário opte pela segunda

Escolha quais arquivos quer fazer backup de forma automática, ou escolha pastas individualmente na ultima opção “eu escolherei os itens dos quais fazer backup”

Escolha os locais/pastas onde estão os arquivos a serem copiados


Escolha o nome e local onde será salvo o backup


Em nosso exemplo demonstramos o Backup do System State (Estado do Sistema)

No Windows XP Professional, o backup do estado do sistema mais conhecido como "System States" compreende informações do banco de dados de registro de classe COM+, arquivos de proteção do Windows, os chamados "Windows File Protection" e o Registro.

No Microsoft Windows 2000 Server, o backup do estado do sistema de maquina denominadas DC compreende muito mais informações, mas tudo isso depende da configuração do servidor em questão, veja abaixo as informações contidas em DC Servers.

  • Registro do Windows Banco de dados de registro de classe COM+ Arquivos de inicialização, incluindo os arquivos de sistema. Banco de dados de serviços de certificados Serviço de diretório Active Directory Pasta SYSVOL Informações do serviço de cluster Metadiretório IIS Arquivos de sistema que estão na Proteção de arquivo do Windows
  • Os dados do estado do sistema compreendem o Registro, o banco de dados de registro de classe COM+, os arquivos da Proteção de arquivo do Windows e os arquivos de inicialização do sistema. Dependendo da configuração do servidor, outros dados poderão ser incluídos nos dados do estado do sistema. Por exemplo, se o servidor for um servidor de certificados, o estado do sistema também conterá o banco de dados de serviços de certificados. Se o servidor for um controlador de domínio, a pasta SYSVOL e o Active Directory também estarão contidas nos dados do estado do sistema.
Vale ressaltar que se faz um restore dos dados do system state de um DC deve-se entrar em modo de restauração de serviços, para que você tenha privilégio de restaurar a pasta SYSVOL e AD e para finalizar nunca é demais lembrar que esse procedimento só pode ser feito LOCALMENTE na maquina e não REMOTAMENTE

Para concluir este tipo de backup ou qualquer um “normal” ou simples clique em concluir. Caso necessite de mais recursos clique no botão Avançado e terá as seguintes opções:

Backup de "Cópia": um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

Backup "Diário": um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

Backup "Diferencial": um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

Backup "Incremental": um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez. O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta, porque o conjunto de backup pode ser armazenado em vários discos ou fitas. O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

Nenhum comentário: