19.9.11

Criando Máquinas Virtuais com Virtual Box

O Virtual Box é um emulador ou simulador de Sistemas Operacionais. Com ele é possível instalar um S.O. dentro do outro para efeito de testes ou reconhecimento. Podemos instalar diversas versões do Windows, Linux ou outros S.O. menos conhecidos. O V.B. é um programa gratuito, sendo que existem outros similares como o Virtual PC, a escolha do programa deve se adequar ao tipo de simulação que devemos fazer ou até mesmo ao ambiente ao qual trabalhamos.
Em nossa demonstração iremos mostrar o procedimento feito com Windows XP dentro de um outro Windows XP
Primeiramente baixe o programa em:

Instalando o Virtual Box
Clique no arquivo baixado para executa-lo
Primeira tela “next”
Segunda tela, habilitando ou desabilitando recursos, caso não tenha conhecimento das opções clique em “next”.
Terceira tela cria ou não um ícone do programa na barra iniciar ou diretamente na barra de inicialização rápida.
Clique “yes” para continuar
Install para instalação (aguarde alguns minutos)
Finish para finalizar

Instalando um S.O.
Abra o V.B. e teremos a seguinte tela

Pegue o CD de instalação do Windows XP (ou outro de sua preferência) e insira no leitor

Clique em “Novo”
Abrira o “Assistente de Criação de Máquina Virtual”
Clique em “Próximo”
De um nome a sua máquina, como por exemplo, Windows XP. Confira o S.O. e sua versão e clique em “Próximo”
Aqui você escolhe a memória a ser utilizada, verifique o tipo de memória que sua máquina ira necessitar, neste caso o padrão 192 é bem aceito, lembrando que de acordo com o número de máquinas virtuais criadas e acessadas simultaneamente (no caso de simulação de redes com várias máquinas) darão uma certa lentidão de acordo com a memória real de seu PC, clique em “Próxima”.
Em nossa exposição utilizamos o “Criar novo disco rígido”
A próxima opção diz respeito da origem do sistema, se é uma imagem ou um cd de instalação.
A seguir escolha o tamanho do HD a ser utilizado, de acordo com o S.O. que você ira utilizar e também com a quantidade disponível em seu HD real. “Dynamically aloocated” para escolher o tamanho e altera-lo se necessário, utilizaremos 2,00 GB.
Verifique as configurações escolhidas no Sumário e clique em “Create”


Clique em “iniciar” e ok, confirme a localização do leito de cd na próxima tela. Para quem já está habituado com instalações de sistemas não haverá nenhuma novidade, já para os iniciantes, verão uma tela azul denominada “instalação do windows”. Aguarde até a finalização desta etapa. Tenha em mãos o número serial de seu CD, lembrando também que em uma simulação não são necessários drivers de hardware, visto que, estes serão compartilhados com o os pré-existentes da máquina hospedeira, e que em um caso real você deverá ter um CD de drivers, ou os arquivos de drivers em um pen drive, pra reconhecimento dos hardwares de vídeo, som, rede, etc.



Adicionando Alguns Recursos



Agora vamos habilitar o uso do Pen Drive dentro de nossa máquina virtual. Feche a V.M. instalada, no menu Principal selecione sua máquina no canto esquerdo e no direito procure o item USB, clique nele e em seguida no ícone com o sinal “+”, escolha USB 2.0 Flash Disk e dê um ok.


Acesse a V.M. ela solicitará instalação de drivers


Em seguida iremos habilitar o recurso de compartilhamento de pastas entre o Windows hospedeiro e sua máquina virtual. Acesse sua V.M. e clique no menu superior “Dispositivos” e depois “Instalar Adicionais para Convidado...”, selecione “next” duas vezes e depois “install”, reinicie a V.M.
Agora crie uma pasta no Windows Hospedeiro ou selecione clicando com o botão direito do mouse na pasta que desejar, escolha o item “Compartilhamento e Segurança” e defina as configurações de acesso a esta pasta. Agora com a V.M. desligada acesse o menu principal do V.B. e clique em “Pastas Compartilhadas” > Acrescentar Compartilhamento > Em “Caminho da Pasta” localize a pasta que você criou ou deseja compartilhar, finalize com ok duas vezes e acesse novamente sua V.M.



Na sua Máquina Virtual clique em iniciar e Meu Computador (com o botão direito) e selecione “Mapear Unidade de Rede” Acesse o item VirtualBox Shared Folders > \\Vboxsvr > \\VBOXSVR\Look_Lan (nome da pasta que você vai utilizar), de um ok, selecione “Reconectar-se durante o logon” e finalize com “Concluir”. Acesse “Meu Computador e verifique a existência do novo compartilhamento criado”.
OBS.: Dependendo da política de segurança de sua empresa, talvez você tenha dificuldades em instalar o Virtual Box e alguns dos recursos descritos neste tutorial, procure o Administrador da Rede para ele fazer as devidas liberações, se possível

Nenhum comentário: